Proposta #3: projeto para a exposição "deslocações 06"

 "Pátria" 

Esta ultima proposta não tinha temática alguma e podia fazer o que eu quiser, embora podíamos seguir uma mesma linha do trabalho do Alberto Carneiro, o qual trabalha com a natureza usando materiais como: madeira, pedra, entre outros; mas também podíamos fazer uma coisa totalmente contrario a isto. Pelo qual despois da apresentação de inicio de semestre em conjunto com a visita ao museu de Alberto Carneiro, comecei o que seria a minha travessia com este ultimo projeto. 

Seguindo com a temática das ultimas duas propostas, que é a Venezuela, comecei por procurar referencias de artistas venezuelanos para ter alguma inspiração. Depois de fazer alguma pesquisa comecei a fazer alguns esboços do que podia ser o meu projeto e o que eu queria abordar com ele, e isto era fazer uma critica politica ao governo da Venezuela, explorando diferentes maneiras tanto como fazer uma instalação com caixas, como eu fazer a minha própria caixa clap (esta é uma caixa que da o governo as famílias com comida mensalmente). Depois de ter uma conversa com o professor de como queria abordar esta critica politica e ter a referência do Jean Dubuffet com a sua obra Dhôtel, comecei por fazer varios desenhos do presidente Chávez e Madura deformando as suas caras como modo de burla, chegando assim a fazer vários desenhos e também recopilando frases representativas deles. 

  














Já com todo este material de desenhos e investigação, comecei a experimentar com a roupa que tinha usado para a primeira proposta, passando por vários processos como destruição e descoloração. Chegando assim a um resultado de desenhar com lixivia sobre a roupa as deformações do presidente e depois com a maquina repassava o desenho com linha preta. 


  Com isto surgiu a ideia de por estas roupas modificadas em tecidos. 




Depois de experimentar de por as roupas em tecidos com cores comecei a ter uma nova ideia de fazer composições jogando com as cores da bandeira, dando como resultado a experimentação de varias composições para chegar ao resultado final.










Após de uma árdua jornada de trabalho de costura, com muitos momentos onde a minha maquina não trabalhava bem fazendo com que chorasse do estresse ate momentos em que não gostava de nada o meu trabalho. Cheguei ao resultado final. 




 Acrescentando mais uma coisa, para a exposição fiz uns folhetos de uma maneira de que representasse os tecidos onde na parte de trás tinha mensagens de situações de pessoais com o governo venezuelano, agregando uma vertente mais pessoal com o meu trabalho.  




Comentarios